Salário Doméstica RJ 2018 – ALERJ aprova reajuste de 5%

Receita libera consulta a lote residual de restituição do IR
8 de fevereiro de 2018
Ibovespa fecha em baixa de 1,49%
8 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Salário Doméstica RJ 2018 – ALERJ aprova reajuste de 5%

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um aumento de 5% para o piso regional do estado.

Salário Doméstica RJ 2018 (piso regional)

Se o projeto for sancionado pelo governador Luís Fernando Pezão, o salário inicial das empregadas domésticas passaria de R$1.136,53 para R$ 1.193,36.

>> Veja o piso salarial da doméstica vigente no seu estado

Impasse no percentual do reajuste

O texto aprovado neste dia 07/02 pelos deputados contém um índice superior à proposta apresentada pelo governo do Rio. Depois de um impasse entre empresários e sindicalistas ligados aos trabalhadores, Pezão enviou projeto que indicava aumento de 2,52%, inferior à inflação acumulada de 2017, de 2,95%.

Porém 39 deputados votaram por alta de 5%, um percentual duas vezes superior ao projeto de Pezão. Houve cinco votos contrários e uma abstenção.

Precisa ser sancionado para entrar em vigor

Para entrar em vigor, o projeto aprovado precisa da sanção do governador, o que precisa ser decidido em até 15 dias. Se for vetado, volta a ser analisado pelos deputados.

Salário da doméstica no RJ será retroativo à janeiro

Independente do índice, o reajuste tem validade a partir de 1º de janeiro. O iDoméstica.com informará aos seus assinantes sobre como fazer o pagamento dos retroativos.

O que diz a Alerj

Líder do governo na Alerj, o deputado Gustavo Tutuca (PMDB) esperava que os deputados tentassem reajuste maior. “Tentamos a proposta de 3%, alta acima da inflação, mas o Plenário foi soberano e agora cabe a negociação das centrais sindicais com os empregadores para colocar isso em prática”, afirmou ao site da Alerj.

Salário da doméstica 2018 em outros estados

Além do RJ, os estados de SP, SC, PR e RS têm piso regional. Na maioria deles, a alta deve ficar em torno de 3%. Os demais estados seguem o valor do Salário mínimo (federal), cujo reajuste ficou em 1,81%.

 

Veja o salário vigente para domésticas no seu estado

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.