Saiba o que Fazer se Perdeu seu Informe de Rendimentos para o IR.

Veja 7 Mitos do Imposto de Renda
20 de fevereiro de 2016
3 Dicas Para Usar Bem o Dinheiro da Restituição do IR.
12 de agosto de 2016
Exibir tudo

Saiba o que Fazer se Perdeu seu Informe de Rendimentos para o IR.

Se você perder o Informe de Rendimentos fornecido por sua fonte pagadora, para preenchimento da sua Declaração de Imposto de Renda solicite uma segunda via ou consulte o meio eletrônico, se houver essa disponibilidade. 

Como a Receita Federal cruza os dados da fonte pagadora e do contribuinte, o mais indicado é preencher sua declaração sempre com as informações fornecidas pela empresa.

As empresas podem entregar a seus empregados e colaboradores eventuais arquivos contendo informações dos comprovantes de rendimentos (Comprovante Eletrônico de Rendimentos) com os mesmos dados contidos no informe em papel.

O contribuinte, ao criar sua declaração no programa do IRPF, poderá importar esse arquivo que irá automaticamente completar todos os campos da declaração com as informações.

Para quem optar pelo modelo completo da declaração do IR (que dá direito a várias deduções), outra dica é entrar em contato com instituições de ensino, médicos, clínicas e solicitar um relatório informando seus gastos e de seus dependentes.

Essa é uma forma de ter todas as despesas dedutíveis descritas de maneira organizada e, também, de garantir que você declare exatamente os mesmos valores que serão informados pela outra ponta, evitando divergências no cruzamento de dados pela Receita Federal.

Muitos desses documentos são disponibilizados via internet. Informe-se e reúna tudo o que vai precisar antes de declarar.

Entretanto se estiver em cima da hora, mande a declaração com os dados que tiver, dentro do prazo, e posteriormente retifique-a. Evita-se assim uma multa mínima de R$ 165,74.

Solicite-nos uma consulta de sua situação fiscal e ganhe, sem nenhum custo, um relatório com possíveis soluções caso haja pendências.

Solicitar Consulta Situação Fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.