Resgatei uma parte da previdência privada. Como declaro no IR 2018?

Dólar recua após dados sobre a economia dos EUA
27 de abril de 2018
Ibovespa fecha com leve queda com noticiário corporativo em foco
27 de abril de 2018
Exibir tudo

Resgatei uma parte da previdência privada. Como declaro no IR 2018?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Resgatei uma parte da minha previdência privada e repassei para minha esposa, que declara separadamente. Como devemos informar esses valores no Imposto de Renda 2018?

Resposta de Valdir Amorim*:

O resgate da previdência privada é rendimento tributável e deve ser declarado pelo contribuinte. Se for do tipo PGBL, os valores recebidos devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

Já se o plano era um VGBL, apenas o rendimento deve ser declarado na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

A parte que você doou para sua esposa deve ser declarada em “Doações Efetuadas” e ela deve declarar em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha 10.

Veja todos os detalhes sobre como declarar INSS e previdência privada no Imposto de Renda 2018 e como declarar Tesouro Direto e outros investimentos.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.