Nunca declarei os rendimentos da minha dependente. E agora?

Facebook em maus lençóis e tudo para ler antes de a Bolsa abrir
21 de março de 2018
Ibovespa avança após decisão do Fed e puxado por Petrobras e Vale
21 de março de 2018
Exibir tudo

Nunca declarei os rendimentos da minha dependente. E agora?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Meus dependentes são minha mãe, minha esposa e meu filho. Minha mãe é viúva e recebe pensão de meu pai falecido. Nas declarações anteriores, declarei minha mãe sem lançar seus rendimentos, mas nunca caí na malha fina. O que fazer agora? 

Resposta de Valdir Amorim*:

Ao informar um dependente na declaração, você deve também declarar o patrimônio pertencente a ele e os rendimentos tributáveis ou não recebidos durante o ano-calendário.

Nesse caso, as declarações anteriores correspondentes aos últimos cinco exercícios devem ser retificadas, incluindo os rendimentos da sua mãe. Na declaração atual, não se esqueça de informar os rendimentos e o patrimônio dela.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.