Meu pai faleceu em 2017. Como declarar sua aposentadoria do INSS?

As 20 maiores pagadoras de dividendos em 2017
22 de abril de 2018
Eletropaulo tem até amanhã para explicar oferta de ações
22 de abril de 2018
Exibir tudo

Meu pai faleceu em 2017. Como declarar sua aposentadoria do INSS?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Meu pai faleceu em março de 2017. Preciso declarar no Imposto de Renda os três meses de aposentadoria do INSS que ele recebeu? 

Resposta de Valdir Amorim*: 

Os três meses que seu pai recebeu de aposentadoria devem ser declarados. Para obter o extrato do INSS, acesse demonstrativo de Imposto de Renda no site da Previdência Social.

Preencha o formulário disponibilizado com os dados exigidos e emita o comprovante de rendimentos do seu pai. Os dados para a emissão do comprovante são: número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e número do CPF.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.