Governo lança carteira de trabalho CTPS digital

Com Previdência, Bolsa pode ir a 80 mil pontos, diz estrategista
23 de novembro de 2017
Ibovespa fecha quase estável com articulação da Previdência
23 de novembro de 2017
Exibir tudo

Governo lança carteira de trabalho CTPS digital

O Ministério do Trabalho, em parceria com a Dataprev, lançou hoje (21) o aplicativo CTPS Digital. O objetivo principal é facilitar a vida do trabalhador ao consultar informações da carteira de trabalho, uma vez que estará disponível no celular.

Como baixar a CTPS Digital

De acordo com o site do Governo Federal, para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “CTPS Digital” e baixar a ferramenta.

A CTPS Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS.

#Dica: Ao procurar por “CTPS Digital” na loja do seu smartphone, fique atento. Baixe apenas se a inscrição do desenvolvedor for DATAPREV, conforme imagem ao lado.

Segue abaixo os links para baixar na Apple Store e Google Play:

  • Apple Store
    • https://itunes.apple.com/br/app/ctps-digital/id1295257499?mt=8
  • Google Play
    • https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital

 

Como fazer o cadastro na CTPS Digital

No site do Ministério do Trabalho foi disponibilizado um passo a passo sobre como fazer o cadastro e acessar a CTPS Digital. Segue o link: http://trabalho.gov.br/noticias/5247-confira-o-passo-a-passo-para-fazer-a-carteira-de-trabalho-digital

A CTPS Digital não substitui a CTPS física

Apesar da facilidade de consulta de informações pelo smartphone, a Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Ou seja, mesmo com a CTPS digital, é importante manter e cuidar da CTPS de papel.

Solicitar 1ª e 2ª via pela CTPS Digital

Pelo aplicativo da CTPS Digital é possível solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho (física). Será preciso preencher um formulário de pré-cadastro, dentro do aplicativo, válido por 30 dias. Depois, o trabalhador deverá comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Agendamento para emissão da CTPS

De acordo com o Ministério do Trabalho, algumas unidades de atendimento exigem um agendamento prévio para emissão da CTPS. O trabalhador pode consultar aqui qual unidade onde o agendamento prévio é obrigatório.

Com informações de: Ministério do Trabalho

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.