Fui demitido e saquei o plano de previdência. Como declaro no IR?

Comprei um carro em 2017, mas ele ainda não está no meu nome. Declaro?
18 de abril de 2018
Fundos de criptomoedas caem quase 30% em março
18 de abril de 2018
Exibir tudo

Fui demitido e saquei o plano de previdência. Como declaro no IR?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Dúvida do leitor: Trabalhei em uma empresa na qual tínhamos um plano de previdência privada. Eu participava pagando metade do recolhimento mensal e a empresa pagando a outra metade. Fui desligado em 2017 e saquei todo o valor do plano. Devo declarar esse valor na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo titular” da declaração do Imposto de Renda? 

Resposta de Valdir Amorim*:

Caso o seu plano seja um Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), informe o valor líquido resgatado (rendimento menos o Imposto de Renda retido na fonte) na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva”, na linha 12. Na coluna “Discriminação” da ficha “Bens e Direitos”, informe que o plano foi resgatado, deixando a coluna 31/12/2017 em branco.

Já os valores resgatados de Plano Gerador de Benefícios Livres (PGB) devem ser informados conforme o tipo de tributação escolhida. Nesse caso, a tributação incide sobre o valor total do resgate, e não apenas sobre o valor dos rendimentos. Se a opção foi pela tabela progressiva, informe os valores na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. Se a opção foi pela tabela regressiva, os valores devem ser declarados em “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Declare o valor total e informe quanto foi descontado de Imposto de Renda. Solicite para a entidade de previdência privada o comprovante de rendimentos onde constará todas as informações necessárias para o preenchimento da declaração.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.