Filho adotado ainda sem guarda definitiva pode ser meu dependente no IR?

Eletropaulo tem até amanhã para explicar oferta de ações
22 de abril de 2018
Rendimentos dos Treasuries de 10 anos atingem maior nível em quatro anos
23 de abril de 2018
Exibir tudo

Filho adotado ainda sem guarda definitiva pode ser meu dependente no IR?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Adotei uma criança com 11 meses em julho de 2017. Ainda não tenho a guarda definitiva e ela ainda tem a certidão no nome dos pais e avós biológicos. Posso incluí-la como dependente na minha declaração de Imposto de Renda, já que possuo sua guarda judicial, a crio e a educo?

Resposta de Eduardo Costa da Silva*

Se a sua guarda judicial já foi efetivamente assegurada, ou seja, homologada em juízo, e restem apenas trâmites de natureza burocrática para retificar as certidões, você pode declarar a criança como sua dependente. 

Para incluir dependentes no programa da declaração, basta clicar na segunda aba da barra esquerda, em “Dependentes”, abaixo da aba “Identificação do Contribuinte”. Depois, é só clicar em “Novo”, no canto inferior direito da tela, e incluir as informações do dependente, como nome, CPF e data de nascimento.

O limite anual de dedução por dependentes é de R$ 2.275,09.

*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Godke Silva & Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.