Estou desempregado, mas tenho imóveis. Tenho que declarar?

Ibovespa fecha estável; Suzano dispara 22%
16 de março de 2018
Rio Tinto chama UBS para análise de IPO da Pacific Aluminium
16 de março de 2018
Exibir tudo

Estou desempregado, mas tenho imóveis. Tenho que declarar?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Tenho 56 anos e sempre fiz o meu Imposto de Renda no período em que estava empregado em uma indústria, por 21 anos. Nesse tempo, adquiri dois imóveis.

Estou desempregado há alguns anos e vivendo de “bicos”, e desde então, parei de declarar o IR. Sou obrigado a fazer a declaração de isento ou tenho que fazer uma declaração normal do IR, declarando os dois imóveis?

Resposta de Eduardo Costa da Silva*:

Caso os dois imóveis de sua propriedade possuam valor de aquisição superior a R$ 300.000,00 a apresentação da declaração é obrigatória independentemente de você não ter recebido nenhum rendimento tributável durante o ano de 2017.

Veja detalhes sobre quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2018. Já sobre a declaração anual de isento (DAI), ela foi extinta no ano de 2008. Ou seja, quem não se encaixa nas regras da Receita Federal para declarar o IR, não precisa fazer absolutamente nada.

*Eduardo Costa da Silva é sócio responsável pela área tributária do Godke Silva & Rocha Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Tecnologia pela FATEC-SP, possui MBA em Finanças pela FIPECAFI. Leciona matérias jurídico-empresariais em cursos de especialização e MBA.

O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.