Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsa fecha em queda com cautela antes de pesquisas eleitorais
10 de setembro de 2018
Doméstica que trabalha 3 vezes por semana tem direito ao feriado?
11 de setembro de 2018
Exibir tudo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Focus: expectativa do PIB volta a cair; Petrobras de olho nos candidatos e mais…

Estatal de olho nas eleições

Representantes da Petrobras têm realizado encontros com economistas de candidatos à Presidência da República, para apresentar o plano de negócios da companhia, afirmou o diretor-executivo de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão da petroleira estatal, Nelson Silva, nesta segunda-feira (10). Os encontros, iniciados há duas semanas, têm sido “cordiais e interessantes” e continuam ocorrendo. Para o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, o futuro do programa do governo de subvenção ao diesel – lançado em junho como resultado de uma histórica greve de caminhoneiros no mês anterior – não foi discutido nos encontros com assessores de candidatos. A estatal é alvo de algumas propostas econômicas dos candidatos. Para um dos candidatos considerados mais liberais, João Amoedo (Novo), por exemplo, a Petrobras deveria passar por um novo processo de controle, sendo dividida e tendo algumas partes privatizadas.

Acordo para promover fintechs

O Banco Central do Brasil e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HDMA) fecharam, no domingo, um acordo de cooperação e orientação de fintechs, que prevê a colaboração entre as duas instituições e vai implicar no compartilhamento de experiências e melhores práticas. Para o presidente do BC, Ilan Goldfajn, o acordo também vai permitir realizar adaptações no ambiente regulatório para modelos de negócio inovadores. Em abril, a instituição editou uma norma que estabeleceu os termos para atuação das fintechs no mercado de crédito, com o objetivo de que, no futuro, as empresas possam participar da concorrência no sistema financeiro. O presidente do BC ainda ressaltou que o banco tem apresentado novas regulamentações sobre o tema, “para promover o desenvolvimento do setor de fintech e reforçar a resiliência da indústria financeira brasileira a ataques cibernéticos”.

Expectativas diminuem

A pesquisa Focus, divulgada toda segunda-feira pelo Banco Central, diminuiu as expectativas para o crescimento da economia. Economistas consultados projetam agora uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 de 1,40%, redução de 0,04 ponto percentual sobre a semana anterior. Para 2019, a conta permanece em 2,50%. A redução acontece mais uma vez na esteira da expectativa de uma produção industrial mais fraca neste ano, com o crescimento do setor projetado agora em 2,26%, de 2,43% antes. Além disso, a inflação para 2018 foi reduzida pela segunda semana seguida, com a estimativa para a alta do IPCA a 4,05% de 4,16%, e para o ano que em 4,11%. A meta oficial do governo para 2018 é de 4,50% e, para 2019, de 4,25%, sendo que para ambos os anos há margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

VW sob pressão

Investidores processaram a Volkswagen nesta segunda-feira (10) em busca de 9,2 bilhões de euros para compensar o impacto no preço das ações do escândalo de emissões de diesel, embora o juiz tenha dito que algumas queixas poderiam ser barradas. Acionistas representando 1.670 queixas buscam compensação sobre o escândalo, que foi revelado em setembro de 2015 e custou à Volkswagen (VW) 27,4 bilhões de euros em penalidades e multas até agora. Segundo o juiz presidente da Corte que julga o caso, é provável que apenas algumas das queixas sejam consideradas devido ao estatuto de limitações, mas o caso é tão complicado que o tribunal não quer se prender, com muitas questões legais a serem esclarecidas. Os requerentes dizem que a VW falhou em sua tarefa de informar os investidores sobre o impacto financeiro do escândalo. Se os investidores soubessem sobre as atividades criminosas da VW em testes de emissão, eles poderiam ter vendido as ações mais cedo ou não comprar, evitando assim perdas, argumentam os requerentes. Para o juiz, a decisão da VW entre 2005 e 2007 de instalar um software de trapaça em carros a diesel foi ilegal, mas não está claro se foi tomada para manter investidores no escuro. A VW admitiu trapaças sistêmicas em emissões, mas nega má conduta em termos de divulgações regulatórias.

Eterna retomada

O Mercosul e a União Europeia retomaram, nesta segunda-feira, em Montevidéu uma nova rodada de reuniões a nível técnico sem grandes expectativas de alcançar um acordo diante das diferenças que ainda persistem entre as partes. As negociações voltam em um contexto muito diferente do anterior: o Brasil está às vésperas da eleição presidencial mais incerta dos últimos tempos e a Argentina atravessa fortes turbulências econômicas. Apesar da ansiedade manifestada pelo Mercosul para concluir o pacto comercial, fontes do governo do Uruguai – que exerce a presidência temporária do bloco, integrado ainda por Brasil, Argentina e Paraguai – indicaram à AFP que vão às negociações em busca de uma resposta à proposta entregue na última série de encontros em julho em Bruxelas. Na ocasião, os negociadores europeus tinham mostrado uma atitude inflexível diante de uma oferta que o Mercosul levou “ao limite”, segundo a negociadora uruguaia, Valeria Csukasi.

Ibovespa estável; dólar em queda

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, fechou praticamente estável, segundo os últimos dados disponíveis, com alta de 0,03% a 76.436,36 pontos. O volume financeiro da sessão somou 8,6 bilhões de reais. As ações que mais subiram foram as da Qualicorp (4,10%), Bradespar (3,59%), Cielo (2,69%), Raia Drogasil (1,91%) e JBS (1,73%). Os papéis que registraram as maiores baixas do dia foram os da Fleury (-4,90%), Smiles (-4,27%), Braskem (-3,02%), CCR (-2,99%) e Suzano (-2,72%). Já o dólar terminou em baixa pelo terceiro pregão consecutivo, abaixo de 4,10 reais. A moeda americana recuou 0,26%, a 4,0935 reais na venda, acumulando, nas três sessões seguidas de baixa, 1,44%. Na mínima, a moeda marcou 4,0520 reais, na abertura, e na máxima, 4,1283 reais. O dólar futuro subia cerca de 0,80%.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.