Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Receita paga hoje quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2018
15 de outubro de 2018
Dólar cai com exterior e cenário eleitoral
15 de outubro de 2018
Exibir tudo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Quinto lote do IR; Sauditas ameaçam contra punição; Protestos em Nicarágua…

FHC diz esperar propostas de Haddad

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso rejeitou votar no candidato Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno da eleição presidencial, mas também descartou declarar apoio automático à candidatura de Fernando Haddad, do PT, de acordo com entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo neste domingo. O ex-presidente disse que quer ouvir primeiro o que candidato petista tem a dizer antes de definir seu voto, e rejeitou pressão moral para adesão à candidatura petista. “Com que autoridade moral o PT diz: ou me apoia ou é de direita? Cresçam e apareçam… Não vou no embalo. Não me venha pedir posição abstrata moral”, disse o ex-presidente segundo o jornal.

Cade aprova união de Suzano e Fibria

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a combinação dos negócios da Suzano Papel e Celulose e da Fibria, como publicado na quinta-feir de noite no site da instituição. Depois da publicação no Diário Oficial da União, há prazo de 15 dias para eventual recurso de terceiros. Depois, o Cade comunicará a aprovação definitiva da união entre as duas fabricantes de papel e celulose. Com isso, a consumação da fusão passa a depender apenas do aval da Comissão Europeia que, segundo as empresas, deve sair ainda este ano.

Novo lote do IR

A Receita Federal paga nesta segunda-feira (15) o quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. Nessa etapa, 2.532.716 contribuintes recebem o pagamento, totalizando o valor de 3,3 bilhões de reais. Por lei, pessoas com idade acima de 60 anos ou com alguma deficiência física, deficiência mental ou moléstia grave estão incluídas nesse lote. Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Sauditas ameaçam

A Arábia Saudita ameaçou neste domingo retaliar contra possíveis punições um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falar em “punição severa” se uma investigação provar que o país está por trás da possível morte de um jornalista saudita. O comunica não cita os Estados Unidos, mas reitera que a Arábia Saudita “tem um papel influente e vital na economia global”. O debate vem após o misterioso desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi, visto pela última vez no dia 2 de outubro ao entrar consultado saudita em Istambul, onde provavelmente foi assassinado, segundo autoridades turcas.

Mais violência na Nicarágua

A polícia nicaraguense reprimiu neste domingo (14) com bombas, golpes e cerca de 20 prisões a marcha “Unidos pela liberdade” que a oposição tentava realizar em Manágua em repúdio ao governo de Daniel Ortega. Entre os detidos destacam-se vários dirigentes de grupos da sociedade civil e do dissidente Movimento de Renovação Sandinista (MRS), denunciaram os organizadores do protesto. “Não atirem”, “Liberdade”, gritavam os manifestantes aos agentes que, de forma violenta, os cercaram no estacionamento de um shopping, onde estavam se agrupando para iniciar a manifestação. Homens e mulheres, além de alguns idosos, foram espancados e arrastados pela rua para depois serem colocados em viaturas da polícia.

Derrota de Merkel na Baviera

Os aliados da chanceler alemã Angela Merkel registraram neste domingo o pior resultado eleitoral desde 1950 nas eleições locais da Baviera, perdendo votos para a extrema-direita, em um revés que corre o risco de ampliar as divisões dentro do governo nacional da Alemanha propenso a crises. A União Social Cristã (CSU) obteve 35,5 por cento dos votos, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora ARD, perdendo sua maioria absoluta apenas pela segunda vez desde 1962 – um resultado que certamente trará lutas internas no partido, que já é um parceiro difícil para Merkel em Berlim.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.