Como declarar no IR imóvel comprado ou quitado com dinheiro do FGTS?

Bolsa ronda estabilidade com agenda esvaziada e cautela com política local
12 de abril de 2018
Dois terços dos contribuintes ainda não enviaram declarações de IR
12 de abril de 2018
Exibir tudo

Como declarar no IR imóvel comprado ou quitado com dinheiro do FGTS?

Especialista responde dúvida de leitora sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Como devo declarar no Imposto de Renda um imóvel adquirido ou quitado com dinheiro do FGTS?

Resposta de Valdir Amorim*

Na ficha “Bens e Direitos”, na coluna “Discriminação”, informe que o bem foi adquirido ou quitado com os recursos do FGTS. O valor do FGTS deve ser somado aos demais valores pagos pela aquisição. Informe o resultado no campo “Situação em 31/12/2017”.

O valor do FGTS recebido também deve ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, sob o código 04. Observe que no programa da declaração de 2018 foram acrescidos campos complementares na ficha “Bens e Direitos”. Portanto, informe a data e forma de aquisição, o endereço, a área total do imóvel, a unidade (m² ou ha), e responda “Sim” ou “Não” no campo “Registrado no Cartório de Registro de Imóveis?”.

Se a resposta for “Sim”, informe o número da Matrícula do Imóvel e o nome do Cartório de Registro de Imóveis. Se a resposta for “Não”, informe no campo “Registro” algum dado que possa identificar o imóvel e detalhe no campo “Discriminação”. Exemplo: “Registrado no Cartório de Títulos e Documentos sob o Registro nº 1234567890”.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.